Modulo VI

Design de Produto

Projecto - aula 1
 Nesta aula foi entregue os portefólios do Modulo anterior (têxteis) e iniciamos um novo modulo. Neste novo Modulo, Modulo VI de Design de Produto não irá ter a metodologia normal, que todos os Módulos anteriores tiveram, que começava por haver um desafio e acabava com uma apresentação. No lançamento do modulo os professores começaram por nos explicar o que consistia o Design de Produto. 

O design teve origem na Revolução industrial, em que apareceu os métodos da construção em auxilio da maquinação e na produção de muitos exemplares iguais. No design o meio natural sempre foi uma inspiração principal do homem. Domínio de uso e aplicação do design de produto: no mobiliário: cadeiras, mesas, estantes... no equipamento urbanístico : bancos dos jardins, paragens de autocarros... e em termos de produto: canetas, cadernos, ténis. 
A antropometria é a ciência que estuda os valores métricos globais e parcelas do corpo humano, para que os produtos de design se adequém a todos os tipos de pessoas no global. 
As fazes que devem ser seguidas na produção de um produto de design : 1ª a instrução de um problema; 2ª Projecto e experimentação; 3ª Realização. 
Alguns autores :
·         Max Bill
·         Anne Jacobsen
·         Andreas Moller
·         Marco Ferreri
·         Julian Brown

Neste modulo  o esquema de etapas é diferente e tem materiais específicos.

  • Começa por uma pesquisa que consiste em: 10 elementos de função pratica; 10 elementos de função estética; 10 elementos de função simbólica. A pesquisa ainda pode contem imagens, textos, fotografias e desenhos. 
  • Desenho técnico que consiste em : um cubo de 12 cm de aresta em perspectiva cavaleira; identificar no cubo as medianas e as diagonais das faces; identificar as diagonais e medianas internas; identificar 4 sólidos dentro do cubo em perspectiva cavaleira partindo das medianas e diagonais identificadas; esboço das projecções das peças/sólidos no método europeu, em papel de esquisso A3; ensaio da planificação dos sólidos em papel quadriculado, indicar medidas; realizar projecções de um sólido, desenha-lo segundo o método europeu as rigoroso com a contagem. 
  • Realização : construir uma maqueta em cartolina a escala de 1 por 1.
  • Portefólio : relatório de execução 

Semana 1

Pesquisa

Função prática: 
 
Chapeu de chuva luminoso. http://athas.com.br/blog/?cat=67&paged=50

Taparueres . http://www.fotosdecasasbonitas.com.br/itens-legais-para-a-cozinha/

Vaso. http://pt.wikinoticia.com/cultura%20cient%C3%ADfica/inven%C3%A7%C3%B5es%20estranhas/78872-entrar-e-de-esquilo-um-vaso-que-lembra-quando-a-agua-da-planta

Tesoura. http://chubbyvegan.net/tag/utensilios/page/4/

http://magskull.blogspot.com/2010/06/ferramentas-com-cara-de-obra-de-arte.html

Fichas rotatórias. http://fotosdecasas.info/tomadas-rotatorias/

http://arteirocriativo.blogspot.com/2010_09_01_archive.html

http://jozianemarques.blogspot.com/2009/12/eletrodomesticos-estilosos.html

http://espacodesign.wordpress.com/2007/09/02/escada-com-design/

http://decorartebrum.blogspot.com/2009/08/objetos-com-designs-praticos-e.html
 

Função estética:
 
http://rinocerontedoido.blogspot.com/2011/02/alta-tecnologia-bicicleta-para-toda.html

http://artezanalnet.com.br/blog/?p=2881

http://jaeh.wordpress.com/category/moveis/page/9/

http://jaehcamisetas.com/jaehblog/index.php/2009/09/10/moveis-para-recepcao-de-lavanderias/

http://www.plazaanchieta.com.br/blog/2010/08/page/6/

http://www.plazaanchieta.com.br/blog/2010/08/page/6/

http://rodrigobarba.com/blog/tag/reutilizacao/page/3/

http://jaeh.wordpress.com/2008/10/16/cozinha-divertida/

http://lolaluca.blogspot.com/2010/10/artista-israelense-utiliza-o-ludico.html

http://athas.com.br/blog/?cat=113
 

Função simbolica:

http://www.semodemente.com.br/chuteiras-da-final-da-champions-league/

http://www.apparel-manufacturers.info/articles/135622/Ralph-Lauren

http://totalcubz.com/?p=1336

http://ericeirasurfshop.pt/fato-surf-billabong-synergy-4-3-4289.html

http://obviousmag.org/archives/2007/04/vw_kombi.html

http://www.feitoria.com.pt/pt/catalogo/feitoria/calcado/sapatos-de-homem

http://www.vialumina.com.br/produto/terco-de-vidro-irizado-dourado/2/977/pt_BR

http://www.culturamix.com/transporte/carros/ferrari-apresenta-em-genebra-seu-4x4

http://www.comofazer.org/sociedade-e-cultura/como-comer-a-maneira-oriental/

http://www.forumscp.com/index.php?topic=4454.60

http://oculosrayban.com/oculos-ray-ban-aviador/ 



Tecnologia - aula 1 















Desenho Técnico 
 
Cubo em perspectiva cavaleira com respectivas medianas e diagonais




Esquiço do Sólido 1 em perspectiva cavaleira

 
 
 
Esquiço do Sólido 2 em perspectiva cavaleira


Esquiço do Sólido 3 em perspectiva cavaleira



Esquiço do Sólido 4 em perspectiva cavaleira


Esquiço do Sólido 5 em perspectiva cavaleira


Projecção do Sólido 5 segundo o Método Europeu com cotagem



Relatório de execussão

Neste relatório irei demonstrar todo o processo de trabalho deste módulo, desde as técnicas ensinadas, materiais utilizados, processos realizados, entre outros.
Neste módulo foi-nos proposto como trabalho construir um cubo com vários sólidos geométricos sendo estes regulares ou irregulares tendo como processo de trabalho os seguintes tópicos:
 Começar por uma pesquisa que consiste em: 10 elementos de função prática; 10 elementos de função estética; 10 elementos de função simbólica. A pesquisa ainda pode conter imagens, textos, fotografias e desenhos.
 Desenho técnico que consiste em: um cubo de 12 cm de aresta em perspectiva cavaleira; identificar no cubo as medianas e as diagonais das faces; identificar as diagonais e medianas internas; identificar 4 sólidos dentro do cubo em perspectiva cavaleira partindo das medianas e diagonais identificadas; esboço das projecções das peças/sólidos no método europeu, em papel de esquisso A3; ensaio da planificação dos sólidos em papel quadriculado, indicar medidas; realizar projecções de um sólido, desenha-lo segundo o método europeu mas rigoroso com a contagem.
  •  Realização: construir uma maqueta em cartolina a escala de 1 por 1.
  •  Portefólio: relatório de execução.
Material da disciplina:
  •  Folha A3 papel cavalinho
  •  Folha A3 papel esquisso (vegetal)
  • Régua (escala + de 40 cm)
  •  Esquadro (escala + 20cm)
  • Transferidor
  •  Compasso
  •  Lapiseira (minas 0,5cm)
  •  Lápis HB
  •  Borracha
  •  Afia
  • X-acto
  • Tesoura
  • Cola líquida
  • Cartolina 1 ou + cores
  •  Papel quadriculado A4

Após uma pesquisa exaustiva de elementos com as 3 funções (pratica, estética, simbólica) comecei a realizar o desenho técnico, tendo este regras específicas da disciplina. Passemos então á definição das mesmas prosseguindo ao mesmo tempo as etapas de realização:

  •  Esquema de folhas
Começando por realizar um esquema de margem e de legenda para uma melhor organização de todas as folhas de desenho técnico, um bom exemplo de organização que nos deram está representado na figura a baixo:


 




A primeira figura corresponde a uma esquadria da folha inteira, assim deixando uma margem de 0,5cm de todos os lados menos num que tem 2,5cm para que seja colocada numa capa mais tarde. De seguida, a segunda figura representa um tipo de legenda que tem 18x6cm. Está dividida em 4 sectores, organizando assim a informação.

  •   Cubo de 12cm de aresta em perspectiva cavaleira


Este sólido, correspondente a um cubo, que foi a base de todo este trabalho. Foi a partir dele que consegui construir os meus 5 sólidos. Falando mais pormenorizadamente da figura ao lado, é um cubo de 12cm por 12cm, em que para realizá-lo em perspectiva cavaleira foi necessária a informação dada pelos professores, referentes aos 45º ou aos 90º, para uma melhor exactidão.








  • Identificar no cubo em perspectiva cavaleira as medianas e diagonais de todas as faces e identificar as medianas e diagonais internas do cubo em perspectiva cavaleira



Nesta figura podemos ver a identificação de todas as medianas e diagonais, destacam-se a vermelho as medianas internas e a azul a diagonais internas.













  • Identificar 4 sólidos dentro do cubo em perspectiva cavaleira partindo das medianas e diagonais identificadas anteriormente




Esta figura é um exemplo de um sólido realizado a partir do cubo em perspectiva cavaleira, utilizando assim duas diagonais internas e uma mediana e uma diagonal externa.















  • Esboço de projecções das peças/sólidos no método europeu





Primariamente vou realizar uma breve explicação do que é o método europeu. Como se vê na figura, o método europeu corresponde ás 6 vistas de um sólido, representadas assim em 6 quadrados organizados como vemos. Nesta figura esta explicito como se vê cada sólido nas várias vistas e os seus nomes correspondentes.








  • Projecção de um sólido desenhado segundo o método europeu em desenho rigoroso com contagem





Esta projecção realizada a partir do método europeu corresponde ao sólido anteriormente visto. Os quadrados correspondentes das vistas contêm medianas e diagonais para uma melhor percepção.











  • Maqueta em cartolina á escala de 1 por 1



Esta fotografia é uma das fotografias finais da minha maqueta. Toda construída em cartolina de varias cores. Ao todo realizei 5 sólidos e assim formei o cubo.













 Realização 


Seguindo todas a etapas propostas pelos professores, e após vários ensaios, realizei o meu produto final, como vemos nas fotografias abaixo. Corresponde a um cubo, que é constituído por 5 sólidos, que todos juntos o formam. Utilizei cartolina de varias cores para que visivelmente, se nota-se os vários sólidos “encaixados”.