Design de Produto
Projecto - aula 1
Nesta aula foi entregue os portefólios do Modulo anterior (têxteis) e iniciamos um novo modulo. Neste novo Modulo, Modulo VI de Design de Produto não irá ter a metodologia normal, que todos os Módulos anteriores tiveram, que começava por haver um desafio e acabava com uma apresentação. No lançamento do modulo os professores começaram por nos explicar o que consistia o Design de Produto.
O design teve origem na Revolução industrial, em que apareceu os métodos da construção em auxilio da maquinação e na produção de muitos exemplares iguais. No design o meio natural sempre foi uma inspiração principal do homem. Domínio de uso e aplicação do design de produto: no mobiliário: cadeiras, mesas, estantes... no equipamento urbanístico : bancos dos jardins, paragens de autocarros... e em termos de produto: canetas, cadernos, ténis.
A antropometria é a ciência que estuda os valores métricos globais e parcelas do corpo humano, para que os produtos de design se adequém a todos os tipos de pessoas no global.
As fazes que devem ser seguidas na produção de um produto de design : 1ª a instrução de um problema; 2ª Projecto e experimentação; 3ª Realização.
Alguns autores :
· Max Bill
· Anne Jacobsen
· Andreas Moller
· Marco Ferreri
· Julian Brown
Neste modulo o esquema de etapas é diferente e tem materiais específicos.
- Começa por uma pesquisa que consiste em: 10 elementos de função pratica; 10 elementos de função estética; 10 elementos de função simbólica. A pesquisa ainda pode contem imagens, textos, fotografias e desenhos.
- Desenho técnico que consiste em : um cubo de 12 cm de aresta em perspectiva cavaleira; identificar no cubo as medianas e as diagonais das faces; identificar as diagonais e medianas internas; identificar 4 sólidos dentro do cubo em perspectiva cavaleira partindo das medianas e diagonais identificadas; esboço das projecções das peças/sólidos no método europeu, em papel de esquisso A3; ensaio da planificação dos sólidos em papel quadriculado, indicar medidas; realizar projecções de um sólido, desenha-lo segundo o método europeu as rigoroso com a contagem.
- Realização : construir uma maqueta em cartolina a escala de 1 por 1.
- Portefólio : relatório de execução
Semana 1
Pesquisa
Função prática:
Chapeu de chuva luminoso. http://athas.com.br/blog/?cat=67&paged=50 |
Taparueres . http://www.fotosdecasasbonitas.com.br/itens-legais-para-a-cozinha/ |
Vaso. http://pt.wikinoticia.com/cultura%20cient%C3%ADfica/inven%C3%A7%C3%B5es%20estranhas/78872-entrar-e-de-esquilo-um-vaso-que-lembra-quando-a-agua-da-planta |
Tesoura. http://chubbyvegan.net/tag/utensilios/page/4/ |
http://magskull.blogspot.com/2010/06/ferramentas-com-cara-de-obra-de-arte.html |
Fichas rotatórias. http://fotosdecasas.info/tomadas-rotatorias/ |
http://arteirocriativo.blogspot.com/2010_09_01_archive.html |
http://jozianemarques.blogspot.com/2009/12/eletrodomesticos-estilosos.html |
http://espacodesign.wordpress.com/2007/09/02/escada-com-design/ |
http://decorartebrum.blogspot.com/2009/08/objetos-com-designs-praticos-e.html |
Função estética:
http://rinocerontedoido.blogspot.com/2011/02/alta-tecnologia-bicicleta-para-toda.html |
http://artezanalnet.com.br/blog/?p=2881 |
http://jaeh.wordpress.com/category/moveis/page/9/ |
http://jaehcamisetas.com/jaehblog/index.php/2009/09/10/moveis-para-recepcao-de-lavanderias/ |
http://www.plazaanchieta.com.br/blog/2010/08/page/6/ |
http://www.plazaanchieta.com.br/blog/2010/08/page/6/ |
http://rodrigobarba.com/blog/tag/reutilizacao/page/3/ |
http://jaeh.wordpress.com/2008/10/16/cozinha-divertida/ |
http://lolaluca.blogspot.com/2010/10/artista-israelense-utiliza-o-ludico.html |
http://athas.com.br/blog/?cat=113 |
Função simbolica:
http://www.semodemente.com.br/chuteiras-da-final-da-champions-league/ |
http://www.apparel-manufacturers.info/articles/135622/Ralph-Lauren |
http://totalcubz.com/?p=1336 |
http://ericeirasurfshop.pt/fato-surf-billabong-synergy-4-3-4289.html |
http://obviousmag.org/archives/2007/04/vw_kombi.html |
http://www.feitoria.com.pt/pt/catalogo/feitoria/calcado/sapatos-de-homem |
http://www.vialumina.com.br/produto/terco-de-vidro-irizado-dourado/2/977/pt_BR |
http://www.culturamix.com/transporte/carros/ferrari-apresenta-em-genebra-seu-4x4 |
http://www.comofazer.org/sociedade-e-cultura/como-comer-a-maneira-oriental/ |
http://www.forumscp.com/index.php?topic=4454.60 |
http://oculosrayban.com/oculos-ray-ban-aviador/ |
Tecnologia - aula 1
Desenho Técnico
Esquiço do Sólido 1 em perspectiva cavaleira
Esquiço do Sólido 3 em perspectiva cavaleira
Esquiço do Sólido 4 em perspectiva cavaleira
Esquiço do Sólido 5 em perspectiva cavaleira
Projecção do Sólido 5 segundo o Método Europeu com cotagem
Relatório de execussão
Neste relatório irei demonstrar todo o processo de trabalho deste módulo, desde as técnicas ensinadas, materiais utilizados, processos realizados, entre outros.
Neste módulo foi-nos proposto como trabalho construir um cubo com vários sólidos geométricos sendo estes regulares ou irregulares tendo como processo de trabalho os seguintes tópicos:
Começar por uma pesquisa que consiste em: 10 elementos de função prática; 10 elementos de função estética; 10 elementos de função simbólica. A pesquisa ainda pode conter imagens, textos, fotografias e desenhos.
Desenho técnico que consiste em: um cubo de 12 cm de aresta em perspectiva cavaleira; identificar no cubo as medianas e as diagonais das faces; identificar as diagonais e medianas internas; identificar 4 sólidos dentro do cubo em perspectiva cavaleira partindo das medianas e diagonais identificadas; esboço das projecções das peças/sólidos no método europeu, em papel de esquisso A3; ensaio da planificação dos sólidos em papel quadriculado, indicar medidas; realizar projecções de um sólido, desenha-lo segundo o método europeu mas rigoroso com a contagem.
- Realização: construir uma maqueta em cartolina a escala de 1 por 1.
- Portefólio: relatório de execução.
- Folha A3 papel cavalinho
- Folha A3 papel esquisso (vegetal)
- Régua (escala + de 40 cm)
- Esquadro (escala + 20cm)
- Transferidor
- Compasso
- Lapiseira (minas 0,5cm)
- Lápis HB
- Borracha
- Afia
- X-acto
- Tesoura
- Cola líquida
- Cartolina 1 ou + cores
- Papel quadriculado A4
Após uma pesquisa exaustiva de elementos com as 3 funções (pratica, estética, simbólica) comecei a realizar o desenho técnico, tendo este regras específicas da disciplina. Passemos então á definição das mesmas prosseguindo ao mesmo tempo as etapas de realização:
- Esquema de folhas
A primeira figura corresponde a uma esquadria da folha inteira, assim deixando uma margem de 0,5cm de todos os lados menos num que tem 2,5cm para que seja colocada numa capa mais tarde. De seguida, a segunda figura representa um tipo de legenda que tem 18x6cm. Está dividida em 4 sectores, organizando assim a informação.
- Cubo de 12cm de aresta em perspectiva cavaleira
Este sólido, correspondente a um cubo, que foi a base de todo este trabalho. Foi a partir dele que consegui construir os meus 5 sólidos. Falando mais pormenorizadamente da figura ao lado, é um cubo de 12cm por 12cm, em que para realizá-lo em perspectiva cavaleira foi necessária a informação dada pelos professores, referentes aos 45º ou aos 90º, para uma melhor exactidão.
- Identificar no cubo em perspectiva cavaleira as medianas e diagonais de todas as faces e identificar as medianas e diagonais internas do cubo em perspectiva cavaleira
Nesta figura podemos ver a identificação de todas as medianas e diagonais, destacam-se a vermelho as medianas internas e a azul a diagonais internas.
- Identificar 4 sólidos dentro do cubo em perspectiva cavaleira partindo das medianas e diagonais identificadas anteriormente
Esta figura é um exemplo de um sólido realizado a partir do cubo em perspectiva cavaleira, utilizando assim duas diagonais internas e uma mediana e uma diagonal externa.
- Esboço de projecções das peças/sólidos no método europeu
Primariamente vou realizar uma breve explicação do que é o método europeu. Como se vê na figura, o método europeu corresponde ás 6 vistas de um sólido, representadas assim em 6 quadrados organizados como vemos. Nesta figura esta explicito como se vê cada sólido nas várias vistas e os seus nomes correspondentes.
- Projecção de um sólido desenhado segundo o método europeu em desenho rigoroso com contagem
Esta projecção realizada a partir do método europeu corresponde ao sólido anteriormente visto. Os quadrados correspondentes das vistas contêm medianas e diagonais para uma melhor percepção.
- Maqueta em cartolina á escala de 1 por 1
Esta fotografia é uma das fotografias finais da minha maqueta. Toda construída em cartolina de varias cores. Ao todo realizei 5 sólidos e assim formei o cubo.
Realização
Seguindo todas a etapas propostas pelos professores, e após vários ensaios, realizei o meu produto final, como vemos nas fotografias abaixo. Corresponde a um cubo, que é constituído por 5 sólidos, que todos juntos o formam. Utilizei cartolina de varias cores para que visivelmente, se nota-se os vários sólidos “encaixados”.