Modulo IV

Design de Comunicação
Projecto - Aula 1

Nesta aula conhecemos um novo módulo, o módulo da tecnologia de Design de Comunicação. Os professores começaram por nos explicar como iria ser reproduzida esta tecnologia utilizando um esquema para que o trabalho fosse compreendido mais eficazmente:
























Este quadro demonstra as varias etapas de trabalho, que no modulo de Design e comunicação, que iram ser: a capa, a paginação, a poesia visual e a montagem. Também demonstra todo o trabalho que terei de realizar nestas 6 semanas, começando pelo desafio e acabando na avaliação.

A paginação será diferente das outras etapas, porque a paginação vai conter uma parte de um modulo realizado antes, por exemplo : a exploração de ideias de cerâmica. A paginação tem como objectivo melhorar a organização do conteúdo de uma pagina, seja imagens, textos, desenhos, entre outros.



Desafio

Tu ao contrario de Gregor, vais abrir todas as portas... o que encontras por de trás de cada uma delas?

Foi-nos lançado o desafio, com isto, teremos de realizar um conceito com três vertentes que irão corresponder as 3 portas abertas (capa, poesia visual e montagem) .


Conceito

Energia produzida por um povo, um povo de seres que se alastra á medida que a temperatura da alma sobe, atinge a totalidade da alma no auge da temperatura. Cria-se um fenómeno único de um momento, de uma viagem, de um sentimento, de um som, de um toque, uma única magia.
Impossível de ser revivido.

(imagem em falta)

1ª porta - Energia
2ª porta - Pequenos seres

3ª porta - Fenómeno  - 1 momento        
                                  - 1 viagem
                                  - 1 sentimento    - Magia
                                  - 1 som
                                  - 1 toque


Tradução do conceito:

Baseia-se num amontoado de sentimentos , que são produzidos por pequenos seres que são, formam uma energia única, e esse fenómeno só acontece quando os pequenos seres são estimulados pela temperatura da alma, ou seja estado emocional do ser. O ser não domina essa energia, não sabe o poder que tem dentro de si.


Semana 1

Nesta semana desenvolvi os referenciais ao apoio do conceito e ainda fiz uma pequena pesquisa, para que pudesse compreender melhor o trabalho que irei realizar nesta nova tecnologia.

(incompleto)

Referenciais

1º Forças/Energia



Este texto explica muito vagamente o que são forças benéficas do Universo, uso isso como referencial, porque no meu conceito demonstro os sentimentos de um ser, e todos eles são positivos, é como se tivesse a receber bolas enormes de energia positive vinda do Universo.

"As Forças Benéficas do Universo concentram a energia positiva presente em todo o Universo e elas podem nos auxiliar e proteger durante todos os dias das nossas vidas.
Vamos apresentar aqui o culto das Forças Benéficas do Universo, que é uma religião que procura destacar as coisas boas que agradam aos seres humanos, trazendo-lhes paz, amor e felicidade. Ela procura cultuar tudo aquilo que nos faz sentir bem, tudo aquilo que é bom, agradável e possui um tipo de energia positiva confortante, que desperta nos seres humanos a alegria e a felicidade."
http://permaculturabr.ning.com/profiles/blogs/as-forcas-beneficas-do?xg_source=activity



Esta imagem na minha opinião é como se todo o tipo de efeitos coloridos a volta do humano fossem mantas de energia positiva vinda do universo e que podemos utiliza-la, mas sempre para boas intenções, mas muito poucos dos humanos a conseguem realmente perceber na sua forma pura e dura.




2º Magia

Falo de uma magia diferente, a nossa magia, o poder que o ser humana pode atingir. Por exemplo o nível de criatividade que é inacabável, o poder emocional, sendo feliz. o poder racional entre muitos outros poderes inexplicáveis. Sumariamente é a magia que esta espalhada por cada ser, só cada um pode utilizar o seu próprio poder. Aqui junto também o meu 3º referencial que consiste numa informação que o homem apenas utiliza 12% da sua mente e apenas o Einstein utilizou 14% da sua mente. Concluindo o homem poderá ter poderes inacreditáveis e no meu conceito retrato o poder do ser criar aquela magia ambiental, aqueles sentimentos todos positivos.

http://www.luzdosanjosterapiaholistica.blogspot.com/



Esta imagem, para mim representa o como podemos controlar o que esta dentro de nos e á nossa volta, e isso é muito bom valorizar ( falando sempre de coisas positivas) se um ser humano consegue controlar o seu próprio poder , desfruta-lo e ainda conseguir que outras pessoas se sintam bem com a sua boa energia acho que é a perfeição do bem-estar. Saber-se controlar acho uma das melhores coisas do mundo, fazer de um momento sempre o melhor.







4º Acupunctura

Uma pequena explicação do que é o tratamento da Acupunctura:

"Acupunctura, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é amplamente utilizada no ocidente para tratamento de doenças musculares - esqueléticas, neurológicas, cardio-respiratórias entre outras.
O aspecto fundamental da Terapia na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) se expressa na frase: "Favoreça o que é normal e expulse o que é anormal".
"Normal" refere-se ao equilíbrio dentro do organismo, a sua capacidade de defesa e de adaptar-se a um ambiente mutável.
"Anormal" refere-se aos factores nocivos que contrariam o funcionamento e desenvolvimento normal do corpo, com isso causando o desequilíbrio / doença de modo geral. "Favorecer o que é normal" é mais importante do que "Expulsar o que é anormal".
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que considera importantes os factores internos no tratamento de doenças, ressalta a capacidade da acupunctura de regular o Qi (energia). Com isso pode-se equilibrar o Yin e o Yang, isto é, os relacionamentos recíprocos entre as actividades materiais e funcionais dos tecidos e dos órgãos do corpo. A doença representa a manifestação de um desequilíbrio no sistema energético, caracterizada por excesso ou deficiência. A acupunctura efectivamente regula o funcionamento do corpo e fortalece sua resistência à doença. Assim: "Por ele ter sido regulado, o Qi normal é estabilizado e o Qi excessivo é destruído".
Por isso o ser humano tem que ser visto de forma holística, como um todo, para ser tratado e não fragmentado e olhado apenas as suas manifestações / sinais ou sintomas."



"A acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", para obter efeito terapêutico em diversas condições."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Acupuntura

 Utilizei como referencial a acupunctura devido a afirmar que temos pontos no nosso corpo, vejo esses pontos como que os verdadeiros trabalhadores dele mesmo, como os verdadeiros chefes de mim mesma.

Nesta imagem estão presentes os pontos de acupunctura. Juntando todos estes referenciais tenho o meu próprio conceito, um ser humano que reúne a energia do universo, a sua energia, magia e o seu corpo com os pontos que o fazem realmente trabalhar.










Pesquisa 

Comecei por pesquisar as capas, porque vai ser o objecto trabalhado na tecnologia.

Capas

http://www.cenafinal.com.br/2009/12/18/baixar-filme-michael-jackson-this-is-it-dvdrip-legendado/






http://tsistemica.blogspot.com/







Tecnologia - Aula 1

Nesta aula conhecemos os professores da tecnologia de Design de Comunicação que é a professora Sofia Machado que é encarregada dos meios digitais e o professor Jorge Bastos que é encarregado da serigrafia, que infelizmente não vamos poder executar devido as oficinas da mesma ainda não estarem a funcionar.
Houve uma breve apresentação dos alunos, e de seguida a professora Sofia Machado ajudou alguns alunos que ainda não tinha servidor da escola a criar um. Depois de todos terem o seu servidor criado, os professores falaram um pouco connosco, sabendo a nossa opinião a cerca da disciplina em estudo e deram-nos a exacta definição do que era o Design de Comunicação.
O Design de Comunicação é uma área que explora o desenho/imagem e textos/frases para comunicar ou transmitir ideias. Esta disciplina tem como função por vezes proibir, informar, alertar, propagandear (entre outros) o publico. Muitas vezes é esta campo do design que cria tendências, modas, basicamente comportamentos de grupo. O Design de Comunicação tem uma característica diferente das outras tecnologias, pois aqui o trabalho tenta ser objectivo e claro, ou seja, não contem conteúdos abstractos sem função definida. A sua estrutura pois não tem um "ideal de estrutura", varia muito, mas tenta sempre chamar a atenção com os aspectos que já mencionei, com a letra e as imagens, fazendo assim com que o espectador veja da forma mais eficaz.




Projecto - Aula 2

Melhorei o aspecto do conceito fazendo uma procura mais profunda, e ainda comecei a exploração de ideias na parta da montagem.

Exploração de ideias

Montagem 







Semana 2

Finalizei a pesquisa , com a paginação, montagem e poesia visual.

Pesquisa (continuação)

Paginação

http://escritosdodouro.blogspot.com/2011_02_01_archive.html


http://homenagemdodia.wordpress.com/2009/03/28/28-de-marco-dia-do-diagramador/



http://pmouraportfolio.blogspot.com/2008_03_01_archive.html

Montagem

http://biracamara.blogspot.com/2009/05/colagens.html



Poesia Visual




http://www.lenderbook.com/poesia%20visual/index.asp








Tecnologia - Aula 2

Nesta aula começamos por aprender a trabalhar com o photochop, com isso deram-nos a informação que nem sempre as cores que vemos no ecrã são as mesmas que serão impressas e que muitas das vezes o próprio programa avisa que não vai ser possível produzir aquela cor e para que isso aconteça trabalhamos em CMYK. Trabalhamos com dpis que é correspondente ao numero de pixeis, em que cada pixel corresponde a uma cor por polegada, e quanto maior o numero de pixeis melhor e maior será a resolução de uma imagem. No computador trabalhamos com um padrão de cores diferente chama-se RGB.




Projecto - Aula 3

Realização de uma visita de estudo ao Centro de Saúde "Aparece", este centro é especializado em adolescentes. Esta visita teve como objectivo esclarecer questões sobre a sexualidade e a toxicodependência e para que ficássemos a conhecer o próprio centro de saúde para que, sempre que precisássemos de esclarecer duvidas ou aspectos da nossa própria saúde enquanto adolescentes, nos soubéssemos onde
dirigir.


 Semana 3


Exploração de ideias (continuação)






Tecnologia - Aula 3


 Os alunos foram dispensados uma vez que, devido a problemas técnicos, a aula não pode ser leccionada, pois os servidores da escola não se encontravam disponíveis. 

 Semana 4 


Nesta semana realizei a exploração de ideias da capa, recolhendo fotos do modulo anterior e tirando mais algumas fotos para ter mais material de trabalho.


Exploração de ideias (continuação)

Capa




























Frases e titulos propostos para a capa:

  • Fornece, dá e recebe!
  • Pensa que pensar não é a única coisa que tens!
  • Vive mais os reflexos.
  • Vive mais as idas á lua.
  • Vive o ar, não tanto a terra.
  • Levanta vou ao teu instinto recusa o pensamento.



Projecto - Aula 5

No inicio da aula os professores esclareceram-nos a diferença entre desenho e projecto. Projecto consiste em dar respostas a algo que se pretende enquanto que no desenho não damos respostas apenas captamos, exploramos , imaginamos (entre outros). Também nos leccionaram que existiam vários tipos de trabalhos em projecto. este ano estavam-nos a ensinar duma forma mas futuramente nos próprios podemos
mudar o modelo da sua elaboração.
Repetiram novamente o quadro de tarefas que teremos de realizar e apresentar ( o que esta presente no relatório da 1ªaula de projecto) e ainda nos informaram que o ideal era no mínimo termos para cada etapa (capa, paginação, poesia visual e montagem) teremos que realizar no mínimo 10 grafismos para cada um, como se tivéssemos 10 propostas de trabalho final.


Semana 5

(incompleto)


 

Tecnologia - Aula 5


Nesta aula continuei a montagem do retrato com imagens de peixes que  foram proporcionadas pelos professores.Não consegui finalizar totalmente, apenas o que me faltou foi fazer a construção em vídeo.



Projecto - Aula 6


Continuação da exploração de ideias da poesia visual.
Tecnologia - Aula6


Conversa com a professora da tecnologia, acerca de como a melhor ideia de apresentar a minha capa, e que titulo e frase escolher.

Com isso consegui adquirir mais hipóteses para o titulo da capa :

  • Acção-Reacção
  • Força Motriz
  • (Inter)Acção
  • Agir Reagir 
  • (Re)Acção
  • Energia Potencial
  • Potencial energia
  • Potencial Acção
  • Acção Potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário